Apresentação
Serviço de instalação e homologação para sistemas On-Grid em Baldim, Barão de Cocais, Belo Horizonte, Belo Vale, Betim, B. Jesus do Amparo, Bonfim, Brumadinho, Caeté,Capim Branco, Confins, Contagem, Esmeraldas, Florestal, Fortuna de Minas, Funilândia, Ibirité, Igarapé, Inhaúma, Itabirito, Itaguara, Itatiaiuçu, Itaúna, Jaboticatubas, Juatuba, Lagoa Santa, Mário Campos, Mateus Leme, Matozinhos, Moeda, Nova Lima, Nova União, Pará de Minas, Pedro Leopoldo, Prudente de Morais, Raposos, Ribeirão das Neves, Rio Acima, Rio Manso, Sabará, Santa Bárbara, Santa Luzia, São G. do Rio Abaixo, São Joaquim de Bicas, São José da Lapa, São José da Varginha, Sarzedo, Sete Lagoas, Taquaraçu de Minas, Vespasiano; dentro da área urbana asfaltada.. Inclui todos os serviços de energia solar necessários para começar a produzir energia com seus equipamentos fotovoltaicos. Está incluso o projeto para homologação na Cemig, desde a solicitação até a troca do medidor de energia. Também inclui material elétrico, instalação/configuração dos equipamentos fotovoltaicos, além de seguro contra acidentes na obra.
Como calcular a potência instalada e comprar este serviço?
Antes de comprar este serviço, é necessário calcular a potência na entrada solar do seu sistema de energia fotovoltaica. O primeiro passo é identificar a quantidade e a potência de painéis solares que serão instalados. Ex.: 5 painéis de 550W. Para isso, multiplique a potência do modelo de painel solar escolhido pela quantidade que será instalada. No caso acima, 550W x 5 = 2750W. Em seguida, divida o valor por 1000 para converter watts (W) para kW. Por exemplo: 2750W é o mesmo que 2,75kW. O segundo passo é arredondar para cima o resultado obtido, selecionar ao lado do botão de compra, o número correspondente à potência do projeto e clicar em comprar. No exemplo acima, a potência de 2,75kW seria arredondada para 3kW para definição da compra deste serviço.
Precisa ajuda com os equipamentos?
Usos mais comuns deste serviço
• Produção e consumo de energia na própria residência (autoconsumo local), sempre que houver área disponível para instalação dos painéis no telhado ou no terreno;
• Produção de energia em um local e o aproveitamento dos créditos de energia em outro lugar (autoconsumo remoto), situação comum para moradores de apartamentos que também possuem outro imóvel com espaço disponível para instalação dos painéis fotovoltaicos, como sítios, chácaras ou um segundo endereço residencial.
• Agrupamento de pessoas com interesse comum em investir em energia solar, economizando na negociação, dividindo o investimento na instalação em apenas um local e distribuindo os créditos de energia entre os integrantes. Situação comum para familiares que desejam dividir o investimento e moradores de condomínios de apartamentos.
A instalação e homologação de energia solar residencial na Cemig está disponível nas seguintes cidades: Belo Horizonte, Contagem, Nova Lima, Betim, Ribeirão das Neves e Santa Luzia, dentro da área urbana asfaltada.
Nossos serviços são realizados por uma equipe composta de engenheiros com registro no CREA e instaladores experientes, seguindo as normas técnicas da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) e o regulamento da Cemig. Você terá fácil comunicação via WhatsApp, e-mail, chat e ligação para acompanhamento dos serviços, envio da documentação, tirar dúvidas e realizar agendamentos.
Ainda não comprou os seus equipamentos fotovoltaicos?
Na Minha Casa Solar, você encontra tudo em um só lugar. Também compre os equipamentos conosco e garanta mais comodidade:
• Preço incrível que só uma empresa importadora e distribuidora pode oferecer;
• Amplo estoque em pronta-entrega com as maiores e mais tradicionais marcas de equipamentos para energia solar do Brasil;
• Consultoria para análise da conta de energia e dimensionamento do tamanho do gerador fotovoltaico;
• Atendimento técnico comercial para escolha das marcas e tecnologias mais adequadas para a sua necessidade;
• Reserva gratuita e armazenamento seguro dos seus equipamentos em nosso centro de distribuição até a autorização da Cemig para a instalação;
• Entrega agendada dos equipamentos fotovoltaicos com descarregamento incluso;
• Tranquilidade de ter apenas um ponto de contato para solucionar dúvidas e problemas.
Entre em contato com nosso televendas e receba apoio de um especialista para montar seu sistema!
Sobre a Minha Casa Solar
Fundada em 2010, a Minha Casa Solar é uma das maiores e mais tradicionais empresas de equipamentos de energia solar do Brasil, com mais de 80.000 clientes. É distribuidora autorizada dos maiores e mais tradicionais fabricantes de equipamentos fotovoltaicos com presença no mercado brasileiro. Fornece soluções para sistemas urbanos (On-Grid), rurais isolados da rede da Cemig (Off-Grid) e Híbridos. Além disso, você conta com profissionais qualificados e experientes para prestação de serviços de engenharia, homologação e instalação.
Etapa | Como funciona | Prazo | Responsabilidade | Incluso |
Visita técnica no local | Visita de avaliação de viabilidade técnica de instalação no local desejado. | Agendado | Minha Casa Solar | Sim |
Elaboração do projeto para homologação e Solicitação de Acesso | Após o envio da documentação pelo cliente, elaboramos o projeto de engenharia, documentos auxiliares e protocolamos a solicitação de acesso na Cemig. | 7 dias úteis | Minha Casa Solar | Sim |
Orçamento de Conexão (antigo Parecer de Acesso) | Documento elaborado pela Cemig com as regras para instalação e conexão do seu sistema. | 15 a 30 dias corridos | Cemig | Acompanhamento |
Agendamento da instalação | Aprovação da melhor data para execução da obra de instalação. | Agendado | Minha Casa Solar | Sim |
Instalação | Montagem dos equipamentos no local definido. | Até 03 dias úteis | Minha Casa Solar | Sim |
Solicitação de vistoria da Cemig e troca do medidor | Pedido de vistoria do sistema pelos técnicos da Cemig. | Até 02 dias úteis, após a instalação | Minha Casa Solar | Sim |
Vistoria da Cemig | Visita presencial no local da obra para inspeção da instalação e do padrão de entrada. | Até 05 dias úteis | Cemig | Acompanhamento |
Troca do medidor e ativação do sistema | Substituição do medidor de energia tradicional por modelo bidirecional e ativação do sistema. | Até 07 dias úteis depois da vistoria | Cemig | Acompanhamento |
Cuidamos de todo o processo na Cemig para a emissão do Orçamento de Conexão (antigo Parecer de Acesso), desde a elaboração do projeto até a substituição do medidor de energia tradicional.
Em até 7 dias úteis, elaboramos o projeto de engenharia e protocolamos a solicitação de acesso no sistema da Cemig. Para isso, precisamos de receber a documentação obrigatória do cliente e realizar a visita de nosso instalador para avaliação da viabilidade técnica do local de instalação.
Na fase de homologação de energia solar residencial, está inclusa a elaboração de toda a documentação obrigatória de projeto, como ART de projeto e execução (Anotação de Responsabilidade Técnica), diagrama unifilar, memorial descritivo do sistema e desenhos técnicos dos painéis e do padrão de entrada. Também inclui a taxa para emissão da ART.
Sobre a instalação
Começa com o planejamento da obra, mediante agendamento e visita de um técnico no local previsto para instalação para avaliar a sua viabilidade. Neste momento, serão avaliados fatores como o tamanho do telhado e sombreamento por árvores e edifícios próximos. Nosso técnico irá apontar a onde serão instalados os módulos solares e demais equipamentos, como inversor, perfilado e quadros elétricos.
Também serão apontadas restrições que possam impedir ou postergar a obra de instalação, como telhado frágil incapaz de receber o peso dos painéis solares. Existem ainda exigências não inclusas neste serviço que devem ser providenciadas previamente pelo cliente antes da obra de instalação, como construção de eletrodutos embutidos na parede e estruturas metálicas feitas em serralheria.
Fique tranquilo(a). Você tem direito ao reembolso integral do valor pago, caso desista do serviço após a visita técnica ou o local seja considerado inadequado.
Se estiver tudo certo, agendamos as datas para execução da obra. A instalação é rápida, sendo concluída entre 01 e 03 dias úteis. Realizamos a montagem de todo o seu sistema fotovoltaico, incluindo as instalações dos painéis solares no telhado, configuração dos inversores/microinversores e do monitoramento remoto, com os equipamentos fotovoltaicos fornecidos pelo cliente.
Fornecemos todos os materiais elétricos indispensáveis para a instalação, incluindo cabos elétricos e construção de rede de perfilados sobrepostos. Também instalamos proteções elétricas indispensáveis, como aterramento elétrico e quadro de proteção composto por DPS (raios) e disjuntores.
Proteção contra acidentes durante a obra
Um grande diferencial incluso neste serviço de instalação de energia solar é o seguro contra acidentes durante a obra, que garante tranquilidade e tem as seguintes coberturas previstas em apólice:
• danos físicos de causa externa ao gerador fotovoltaico, como incêndio, queda de raio, vendaval, granizo, roubo, furto qualificado, içamento, quedas, entre outros;
• danos materiais e corporais a terceiros;
• danos a propriedade do cliente e de terceiros;
• despesas extraordinárias e desentulho em caso de sinistro, como armazenamento e descarte de equipamentos danificados.
Documentação
Documentação necessária para homologação e instalação do sistema fotovoltaico:
• Ficha técnica (Datasheet) dos painéis solares, inversores/microinversores e string box;
• Certificados de conformidade dos inversores ou microinversores (certificação INMETRO);
• Detalhamento de quantidade de cada equipamento que irá compor o sistema;
• Documento de identificação do titular da conta na Cemig, como RG, carteira de trabalho ou carteira de motorista;
• Comprovante de inscrição do CPF, caso não esteja no documento de identificação com foto;
• Conta de energia do local onde será instalado o sistema fotovoltaico;
• Conta de energia de outras unidades consumidoras beneficiárias pelo crédito excedente (se houver);
• Demais informações solicitadas pela Cemig e equipe de projeto.
Responsabilidades do cliente
• Quitar eventuais débitos vencidos vinculados ao titular da conta da Cemig;
• Aguardar a emissão do orçamento de conexão (antigo Parecer de Acesso) para agendar a instalação;
• Zelar pelo envio ágil de documentos e informações requeridas pela Minha Casa Solar de modo a contribuir para o atendimento das datas e os prazos estabelecidos pela Cemig;
• Permitir agendamento da obra de instalação com a maior brevidade possível, de modo a atender os prazos e datas estabelecidas pela Cemig no Orçamento de Conexão;
• Desobstruir e permitir acesso ao local de instalação;
• Garantir a presença de uma pessoa maior de 18 anos no local para receber a equipe de instalação;
• Comunicar qualquer falha ou problema apresentado no sistema fotovoltaico, visando minimizar qualquer perda ou dano aos equipamentos;
• Zelar pela segurança durante a instalação, evitando a circulação de pessoas e animais em local próximo da obra.
Garantia
1. Quanto tempo demora para ter meu sistema instalado e gerando créditos de energia?
Na maioria das residências, em até 45 dias corridos, após o pagamento, o seu sistema estará instalado e funcionando. Por se tratar de um serviço complexo, é razoável considerar um prazo médio de 35 dias úteis que pode chegar até 50 dias úteis para conclusão de todo o processo. Podem ocorrer atrasos, como não cumprimento dos prazos sob responsabilidade da Cemig ou fatores climáticos, como chuvas que impedem a obra de instalação.
2. Posso ativar o sistema fotovoltaico após a instalação?
Não. A ativação do sistema só é permitida após a troca do medidor de energia.
3. O que acontece se o local de instalação não for apropriado? E se eu quiser cancelar a contratação do serviço?
O valor do serviço de instalação é reembolsado integralmente em até 10 dias em caso de inviabilidade técnica do local ou de desistência após a visita de visibilidade técnica. O cancelamento também pode ser realizado por arrependimento em até 7 dias corridos, após o pagamento do pedido, de acordo com o artigo 49 do CDC.
4. Ao contratar este serviço, eu garanto a autorização para conexão do meu sistema de energia solar na rede da Cemig?
Quase sempre sim, com as regras definidas no Orçamento de Conexão. Na grande maioria dos sistemas residenciais, o Orçamento de Conexão não impõe condicionantes especiais. No entanto, podem ser solicitadas alterações no padrão de entrada e regras especiais para injeção de energia na rede da Cemig, como injeção noturna de energia em locais em que a rede possui risco de fluxo reverso.
Itens Inclusos
O que está incluso no serviço de instalação e homologação residencial?
• Visita técnica no local de instalação;
• Elaboração do projeto para homologação e Solicitação de Acesso;
• Acompanhamento de todo o processo de homologação junto a Cemig;
• Execução da obra de instalação;
• Configuração dos equipamentos fotovoltaicos fornecidos pelo cliente;
• Material elétrico indispensável;
• Seguro contra acidentes durante a obra, conforme apólice.
O que não está incluso neste serviço?
• Fornecimento dos equipamentos fotovoltaicos;
• Locação de andaimes, cordas e caminhão munck;
• Instalação de eletrodutos embutidos;
• Serviços de alvenaria, reforma, pintura e gesso;
• Construção de infraestrutura de perfilado superior a 15 metros lineares;
• Demais condições previstas no termo de serviço.
Garantia
O serviço prestado tem garantia 01 ano que cobre a troca ou manutenção de todos os componentes fornecidos, falhas na instalação do sistema fotovoltaico e danos no local de instalação ocorridos durante a obra. Também está incluso o suporte técnico remoto para esclarecimento de dúvidas sobre o sistema de monitoramento e a produção fotovoltaica. A garantia inclui ainda a visita de um técnico ao local da instalação, sempre que o diagnóstico remoto e a manutenção remota forem insuficientes para solucionar eventuais problemas, sem a cobrança de custo adicional.
Vale ressaltar que a garantia de 01 ano pode ser reduzida para 03 meses caso o sistema de monitoramento não esteja permanentemente conectado a internet. Confira o termo deste serviço.
Este serviço também conta com seguro contra acidentes ocorridos durante a execução da obra de instalação, conforme condições da apólice.
Como acionar a garantia?
Se identificar alguma falha na execução deste serviço deverá ser solicitada a garantia com a Minha Casa Solar. Entre em contato pelo WhatsApp: (31) 3517-9069.