Sobre o Produto
O inversor carregador Growatt 48Vcc/220Vca tem 3500W de potência para uso constante e 7.000W de pico, com onda senoidal pura. Possui controlador MPPT compatível com 4500W de placas solares e carregador CA de 60A. O SPF 3500 ES pode ser usado com baterias de chumbo e lítio com arranjo em 48V e também funciona sem baterias. Permite paralelismo de até 6 inversores para aumento da potência e configuração de rede trifásica. Conta com 2 anos de garantia contra defeitos de fabricação.
O inversor carregador Growatt é ideal para uso em residências e empresas isoladas da rede (Off-Grid), backup em locais com queda frequente de energia e aplicações com uso diurno, como sistema de bombeamento. É um equipamento robusto, ideal para uso contínuo e moderado.
Este inversor carregador Growatt apresenta potência de 3500W em uso constante e 7.000W de pico, com tensão de saída de 220V. O equipamento é compacto, mede 330 x 485 x 135mm e pesa 11,5kg. O controlador de carga MPPT embutido suporta 4500W de potência de painéis solares, respeitando a tensão máxima solar de 430V. O SPF 3500 ES é compatível com banco de baterias em 48V, tanto de lítio, quanto de chumbo-ácido. O equipamento já foi homologado para uso com baterias de lítio das marcas Dyness, Moura, Unicoba e Growatt.
A Growatt desenvolveu o SPF 3500 ES para projetos de sistema Off-Grid (isolado da rede) que requerem garantia de disponibilidade de energia. Isso é viável porque o inversor carregador permite a utilização de até 03 fontes de energia: placas solares, baterias e entrada CA. Além disso, permite definir a ordem de prioridade de uso das fontes em principal, secundária e terciária.
O inversor carregador realiza a comutação entre as fontes de modo automático. Por exemplo, em dias chuvosos, a energia gerada pelos painéis solares pode não ser suficiente e o banco de baterias ser descarregado. Para evitar o desligamento das cargas (equipamentos conectados), a fonte secundária, como um gerador ou a rede da concessionária, é utilizada como fonte de alimentação e recarrega o banco de baterias, garantindo o funcionamento pleno dos equipamentos conectados no sistema.
Por assegurar disponibilidade de energia, 24 horas por dia, este inversor Growatt é ideal para aplicações críticas, como sistemas de telecomunicações, aplicações de segurança, equipamentos de resfriamento, dentre outros.
Em aplicações isoladas da rede, a energia das placas solares e das baterias pode ser complementada com a energia da entrada CA conectada em um gerador a diesel/gasolina. Caso as baterias sejam descarregadas devido ao clima, como em dias chuvosos ou com nebulosidade, um gerador a diesel/gasolina pode ser utilizado temporariamente para recarregar as baterias e alimentar as cargas elétricas. Há inclusive possibilidade de acionamento remoto do gerador via contato seco.
Atenção: Recomendamos que apenas geradores do tipo inverter sejam conectados ao inversor carregador e que tenham potência nominal 2x superior.
Em locais urbanizados, o inversor carregador Growatt pode ser utilizado para redução do consumo de energia da concessionária aliada com a função Nobreak/UPS. Nestes casos, sempre que a energia da rede pública faltar, o banco de baterias irá assumir o fornecimento de eletricidade para as cargas conectadas. Além disso, a energia produzida pelos painéis solares reduz o consumo da concessionária. Vale lembrar que o inversor carregador não injeta energia na rede pública, apenas permite redução do seu consumo.
Versátil, o inversor Growatt também pode ser utilizado sem baterias. Neste modo, é adequado para aplicações com uso diurno em que a energia gerada pelos painéis é consumida de modo instantâneo. Na prática, a utilização é interessante para negócios e aplicações rurais, como sistemas de irrigação e bomba solar.
Para empresas localizadas em regiões urbanizadas, o inversor carregador Growatt é uma das alternativas mais econômicas para se reduzir o consumo nos horários de ponta (tarifas mais altas) e economizar com a diferença de tarifa. Isso é possível com o carregamento das baterias, tanto com a energia solar durante o dia, quanto com a energia da rede pública durante os horários fora de ponta (tarifas mais baixas). Nos horários de ponta, o inversor SPF 3500 ES consome apenas a energia das baterias, evitando o consumo de energia da concessionária com tarifas mais caras.
O inversor SPF 3500 ES permite ampliar a potência de uso constante e de pico por meio do paralelismo de até 6 inversores do mesmo modelo. Ou seja, suporta consumo de até 21kW continuamente ou 41kW em momentos de pico.
Este inversor Growatt também pode ter saída trifásica utilizando paralelismo de 3 inversores, assim cada um alimentará uma fase com 3500W. Utilizando o paralelismo de 6 inversores, é possível constituir saída trifásica com 7000W de potência por fase para uso contínuo.
Importante: Quando o inversor SPF 3500 ES é utilizado com paralelismo, é recomendado o uso com baterias, conforme descrito no manual do fabricante.
Este inversor carregador 3,5kW possui um controlador de carga MPPT integrado que suporta corrente solar de 18A em arranjos em série com tensão máxima de 430V. A potência solar total deve ser de até 4500W.
O inversor carregador SPF 3500 ES é adequado para instalação em ambiente interno, ventilado, abrigado das intempéries e conta com grau de proteção IP20. É um equipamento que funciona com temperaturas entre 0°C e +55°C.
Características do Inversor Carregador 3500W da Growatt
• Alta qualidade de energia mesmo em locais remotos
A energia fornecida por este inversor carregador tem onda senoidal pura, com as mesmas características da energia fornecida pela rede pública. Isso evita problemas como interferência e dano aos equipamentos mais sensíveis que ocorrem quando o inversor tem onda modificada.
• Suporta painéis de grande porte
Este inversor SPF 3500 ES suporta arranjos fotovoltaicos com tensão 430Vcc e 18A, o que permite a conexão de vários módulos de grande porte em série.
• Escalabilidade com paralelismo de vários inversores
Suporta aumentar a potência da saída monofásica em até 6x e constituir saída trifásica. Além disso, o recurso de paralelismo permite a expansão futura do sistema.
• 03 fontes de alimentação de energia
O equipamento pode ser nutrido por até três fontes diferentes, como: placa solar, bateria estacionária e rede elétrica/gerador. Você configura a prioridade na alimentação e as fontes secundárias, além de agendar o tempo de carga e descarga do inversor.
Sobre a marca
Fundada em 2010, a Growatt é líder mundial no fornecimento de soluções de geração distribuída e uma das marcas mais vendidas no Brasil para equipamentos de energia solar fotovoltaica. Já construiu uma sólida rede que está presente em mais de 20 países, incluindo o Brasil, o que permite oferecer assistência de fábrica em nosso país.
Especificações Técnicas
- Especificação técnica do Inversor Carregador SPF 3500 ES
- Armazenamento de energia
- Tensão da bateria: 48Vcc
- Tipo de bateria: lítio ou chumbo-ácido
- Saída do inversor
- Potência nominal: 3500W/3500Va
- Capacidade de trabalho em paralelo: Até 6 inversores
- Regulação de tensão CA (Modo bateria): 230Vca ± 5% @ 50/60Hz
- Pico de energia: 7000Va
- Eficiência (Pico): 93%
- Forma da onda: senoidal pura
- Tempo de transferência: 10ms típico, 20ms máximo
- Carregador solar
- Máxima potência na entrada solar: 4500W
- Faixa de MPPT @ Tensão de operação (Vmp): 120Vcc ~ 430Vcc
- Número de MPPT indepedente / Strings por MPPT: 1/1
- Tensão de circuito aberto (Voc): 450Vcc
- Corrente máxima do arranjo fotovoltaico: 18A
- Carregador CA
- Corrente de carregamento: 60A
- Tensão de entrada CA: 230Vca
- Faixa de tensão selecionável: 170-280Vca (para computadores); 90-280Vca (para eletrodomésticos)
- Faixa de Frequência: 50Hz/60Hz (Detecção automática)
- Físico
- Grau de proteção: IP20
- Dimensões (L/A/P): 330 x 485 x 135mm
- Peso: 11,5kg
- Ambiente de operação
- Umidade: 5% a 95% de umidade relativa (sem condensação)
- Altitude: <2000m
- Temperatura de operação: 0°C ~ +55ºC
- Temperatura de armazenamento: -15°C ~ +60ºC
Usos Mais Comuns
• Aplicações críticas e/ou que demandam alta disponibilidade de energia, como sistemas de irrigação, de telecomunicações, equipamentos de segurança e resfriamento, dentre outros.
• Nobreak solar em locais com queda frequente da energia fornecida pela concessionária;
• Aplicações com demanda de energia para uso diurno, quando utilizado sem banco de baterias. Por exemplo: escritórios, lojas, empresas, fazendas e sistemas de irrigação.
Ordem de prioridade de alimentação das cargas | |||
MODO | APLICAÇÃO | DESCRIÇÃO | VANTAGENS |
Solar Prioridade 1 produção solar, 2 banco de baterias, 3 gerador. | Locais sem acesso à rede pública. Produção autônoma de eletricidade com placas solares e garantia de disponibilidade com a energia do gerador a diesel/gasolina. | As placas solares fornecem energia para as cargas como prioridade. Se a energia solar não for suficiente, a bateria irá fornecer eletricidade simultaneamente. O gerador fornece energia às cargas somente quando a energia solar não está disponível ou a tensão da bateria cai para a tensão de nível baixo ou tensão limite configurada. | Produção autônoma de eletricidade com a energia solar, incluindo proteção contra o descarregamento das baterias com o uso de gerador para recarga. |
Utility Prioridade 1 rede pública, 2 produção solar e banco de baterias | Locais com interrupções frequentes no fornecimento da rede pública. Backup de energia com a proteção adicional da energia solar (Nobreak Solar). | A rede elétrica fornecerá energia para as cargas como prioridade. A energia solar e a bateria fornecerão energia para as cargas quando houver interrupção no fornecimento de energia pela rede pública. | Proteção contra apagões ou instabilidade na rede. Uso da energia solar para aumentar a autonomia do nobreak. |
SBU Prioridade 1 produção solar, 2 baterias, 3 rede pública | Locais com interrupções frequentes no fornecimento da rede pública. Redução do consumo de energia elétrica somado a proteção adicional de contra quedas da rede (Nobreak Solar). | As placas solares fornecem energia para as cargas como prioridade. Se a energia solar não for suficiente, a bateria fornecerá energia para as cargas ao mesmo tempo. A rede elétrica só alimenta as cargas quando a tensão da bateria atinge nível baixo ou o limite configurado. | Economia na conta de energia, principalmente em horários de ponta (tarifas mais altas). Aumento da confiabilidade no fornecimento de eletricidade com a energia armazenada no banco de baterias. |
SUB Prioridade 1 produção solar, 2 gerador, 3 baterias. | Locais sem acesso à rede pública que requerem disponibilidade de energia a todo tempo. | As placas solares fornecem energia para as cargas como prioridade. Se a energia solar não for suficiente, o gerador fornecerá eletricidade para as cargas ao mesmo tempo. A bateria só alimenta as cargas quando a energia solar não é suficiente e não há disponibilidade de um gerador. | Economia no investimento com o banco de baterias. Produção autônoma de energia com uso de painéis solares e gerador, utilizando backup com baterias. |
Itens inclusos
- 1 Inversor carregador 3500W da Growatt, modelo SPF 3500 ES;
- 1 Manual do usuário;
- 1 Cabo de compartilhamento de tensão ou corrente;
- 1 Cabo de comunicação em paralelo;
- 1 Cabo de comunicação;
- 1 CD de Software de monitoramento pelo computador
Donwload
Perguntas Frequentes
1. Como é feita a instalação do sistema?
O primeiro passo é cobrir os painéis fotovoltaicos para que eles não produzam eletricidade. Em seguida, conectar as placas fotovoltaicas com o conector adequado e conectá-las na entrada da matriz solar indicada no inversor. Posteriormente, as baterias devem ser conectadas entre si e ao inversor.
As baterias devem ficar o mais próximo possível do inversor, em geral, entre 30 e 100 cm. Por último, podem ser ligados os cabos da saída CA do inversor para o QDG (Quadro de Distribuição Geral). Para verificar mais detalhes sobre a realização de conexões em 48Vcc entre em contato com a nossa equipe. O inversor deve ser fixado em uma parede com uma distância mínima onde terá a convecção natural. Durante a instalação, é preciso atenção à polaridade das ligações. Utilize como referência cabos vermelhos para positivo e cabos pretos para negativo. Na Minha Casa Solar, você encontra cabos próprios para essa conexão com as proteções indicadas para o seu inversor.
O inversor/carregador deve ficar em local seco, protegido e ventilado. Nunca o instale em locais úmidos. Ele aquece quando está em funcionamento, por isso deve ser fixado em uma superfície não inflamável. Para evitar mau contato, os parafusos dos conectores devem ficar bem apertados. O carregador não necessita de cuidados especiais. Antes da instalação, recomendamos ler atentamente o manual de instruções que acompanha o produto.
2. Quantos painéis podem ser utilizados com este inversor carregador?
Este inversor carregador permite até 4500W na entrada de painéis. A corrente elétrica gerada pelos módulos deve ser de até 18A e a tensão máxima do sistema deve ser de até 430V (Vmp). Confira a lista completa de módulos fotovoltaicos disponíveis na Minha Casa Solar.
3. Quais equipamentos posso ligar no inversor SPF 3500 ES?
O inversor SPF 3500 ES suporta todo e qualquer equipamento elétrico/eletrônico com potência de até 3500W de uso contínuo e 7000W em momentos de pico. Por ser um inversor com onda senoidal pura, é compatível com equipamentos sensíveis à qualidade de energia.
Dimensionamento de painéis - SPF 3500 ES.pptx
4. Consigo enviar energia excedente para a concessionária?
Não. O inversor carregador não faz injeção de energia na rede elétrica pública. Caso queira alta disponibilidade de energia e ainda injetar a energia excedente na rede, é indicado aderir um inversor híbrido.
Se desejar um sistrema conectado à rede pública, sem baterias e que possa enviar eletricidade para a concessionária, recomendamos um inversor On-Grid.
Acessórios Recomendados
• Bateria estacionária para armazenar a energia captada/gerada pelo painel. Quando não há radiação solar, as baterias funcionam como o pulmão do sistema, mantendo os equipamentos ativos. Visite a sessão de baterias.
• Cabos e conectores para realizar a ligação conexão dos painéis solares ao inversor e quadro elétrico de forma segura. Confira os cabos e conectores.
• Suportes para fixação dos módulos. Visite a sessão de estruturas de montagem.
Garantia
Como acionar a garantia da Growatt?
Se identificar algum vício no produto após o prazo de 7 (sete) dias corridos, porém dentro do prazo de garantia do fabricante, deverá ser solicitado a avaliação da garantia com a Growatt. Confira este passo a passo e entre em contato pelos canais de atendimento abaixo.
• E-mail: suporte@growattbrasil.com.br• Telefone: (44) 3122-0780 ou (44) 3123-3650
• Site: br.growatt.com
Caso tenha dificuldade no processo de solicitar a avaliação, conte com a ajuda do nosso suporte técnico.