Sobre o Produto
O inversor híbrido (On-Grid+Off-Grid) de 3600W, monofásico, 220V da Deye têm paralelismo para aumento de potência e formação de rede trifásica (mín. 3 un.). É ideal para residências e empresas com queda frequente de energia (backup) que também desejam reduzir gastos na conta de luz, para eletrificação rural e sistemas Grid Zero.
O inversor híbrido Deye é 2 em 1. Ao mesmo tempo que é um inversor On-Grid (conectado à rede) que injeta a energia excedente na rede elétrica pública e recebe créditos, também pode atuar de forma 100% isolada em um sistema Off-Grid com uso de baterias estacionárias de chumbo-ácido ou lítio. Neste caso, quando a rede elétrica pública chegar, o equipamento continua útil por permitir a utilização do inversor também no modo On-Grid.
Por ser um inversor híbrido assegura disponibilidade de energia, 24 horas por dia, ideal para aplicações críticas, como sistemas de telecomunicações, de segurança, equipamentos de resfriamento, dentre outros. Isso é viável por oferecer 4 fontes de energia: módulos solares, rede elétrica pública, gerador a diesel/gasolina e banco de baterias estacionárias.
Para empresas e negócios, o inversor Deye SUN-3,6K-SG04LP1-EU permite a economia na conta de luz nos horários de ponta. O equipamento armazena energia nas baterias, seja solar, seja da rede pública, durante os períodos fora de ponta (tarifa mais baixa) para utilizar durante os horários de ponta (tarifa mais alta) e economizar muito com a diferença de tarifa. Essa é uma opção viável para substituição do uso de geradores a diesel durante os horários de ponta com a vantagem de ser mais ecológica, ter menor custo de manutenção e maior vida útil dos equipamentos.
Função Grid Zero (Exportação zero para a rede) com garantia de disponibilidade de energia
Nesta configuração, o inversor híbrido Deye irá enviar energia para o circuito principal e de backup. Se a quantidade de energia produzida pelos módulos solares e a armazenada nas baterias for insuficiente, o inversor irá recorrer à rede elétrica pública para complementá-la.
Por outro lado, caso a energia produzida pelos módulos for maior que o consumo elétrico dos circuitos, o inversor irá reduzir a potência da saída para evitar que seja injetada energia elétrica na rede pública. Neste caso, o sensor de corrente (TC) externo, fornecido junto ao produto, deve ser instalado no circuito de entrada da rede pública (padrão) para monitorar o fluxo da energia e impedir a injeção de eletricidade. Essa é uma solução Grid Zero ideal para quem deseja evitar a geração de créditos e sua taxação.
Embora não exista legislação específica que torne obrigatória a homologação em sistemas conectados à rede com função Grid Zero, é recomendado por segurança que seja respeitado os requisitos para sua homologação junto à concessionária.
Função Nobreak Solar (Backup com energia solar)
Nesta configuração, o inversor Deye irá fornecer energia apenas para o circuito de backup e não irá enviar energia para a rede pública. O sensor de corrente (TC) interno identifica a energia voltando para a rede e automaticamente, reduz a potência do inversor para distribuir energia apenas para as cargas no circuito de backup e para carregar as baterias.
Desta maneira, o inversor não irá permitir a economia na conta de energia das cargas do circuito elétrico principal, apenas das cargas conectadas no circuito de backup. É uma configuração ideal para quem deseja utilizar o inversor prioritariamente para a função de backup com energia solar. As principais vantagens do backup solar (Nobreak com energia solar) são:
1. Redução da conta de energia no circuito de backup que será alimentado pelos módulos solares;
2. Garantia de disponibilidade de energia em caso de “apagão”;
3. Aumento da autonomia do banco de baterias com a energia produzida pelos painéis solares, sempre que os “apagões” ocorrem durante o dia.
São tantas alternativas que comprovam que o inversor Deye é multifuncional e entrega uma ótima relação de custo-benefício, além de ser um dos modelos híbridos mais baratos do mercado.
O inversor SUN-3,6K-SG04LP1-EU pode ser conectado em paralelo com até 16 outros inversores do mesmo modelo. Esse recurso permite que a potência da saída monofásica seja aumentada em até 16 vezes, ou seja, até 63,3kW de potência instalada no modo On-Grid e até 57,6kW de potência para uso contínuo e 74,88kW de potência solar instalada. Também é possível realizar conexões em paralelo para constituir saída trifásica com três inversores no arranjo.
Outro destaque é a possibilidade de escolher a tensão de saída desse inversor híbrido que melhor se encaixa a sua necessidade, sendo: 220V/230V com rede monofásica ou 208V/120V com rede trifásica.
Esse inversor de 3,6kW da Deye possui dois rastreadores MPPT que suportam potência solar total de 4680W. A tensão nominal de trabalho é de 370Vcc, com mínimo de 125Vcc e máximo de 500Vcc.
Pode confiar, esse inversor híbrido Deye foi feito para durar! A marca Deye oferece 10 anos de garantia contra defeitos de fabricação e assistência técnica no Brasil.
Tecnologias presentes no Inversor Híbrido SUN-3K-SG04LP1
• Pronto para o futuro: permite receber créditos na tarifa de horário de ponta
Esse inversor híbrido da Deye atende a futura legislação que irá permitir injeção de energia em horário de ponta na rede da concessionária e receber créditos proporcionalmente mais altos.
• Você decide: saída monofásica ou trifásica (com paralelismo)
Possui saída monofásica com tensão de 220Vca/230Vca ou trifásica com tensão de 380Vca, com paralelismo de três inversores.
• Gerenciamento em tempo real e em qualquer lugar
Conta com um avançado sistema de gerenciamento de energia que permite ampla variedade de configurações, como prioridades de consumo (Exemplo: 1º solar, 2º rede, 3º baterias e 4º gerador), melhores horários para carregar as baterias e para injetar energia na rede da concessionária.
• Inversor híbrido, uma solução versátil
O equipamento pode ser nutrido por até quatro fontes diferentes, como: energia solar, bateria estacionária, rede elétrica ou gerador a diesel/gasolina. E a configuração é simples graças ao display colorido de LCD (idioma em inglês), basta escolher a prioridade na alimentação e as fontes secundárias.
Sobre a marca
Fundada em 2007, a Deye é uma das principais empresas de alta tecnologia da China e uma subsidiária do Deye Group. É uma das marcas mais vendidas e conhecidas no mundo todo, além de oferecer assistência técnica de fábrica no Brasil.
Especificações Técnicas
Dados de Entrada em Corrente Contínua - CC
- Máx. Potência de Entrada: 4680W
- Tensão de Entrada FV: 370V (125V ~ 500V)
- Faixa de MPPT: 150 ~ 425V
- Tensão de Partida: 125V
- Nº de MPPT: 2
- Nº de strings por MPPT: 1
- Corrente de Máxima de Entrada: 13A + 13A
- Corrente de curto-circuito: 17A + 17A
Dados de Saída em Corrente Alternada - CA
- Potência Nominal: 3600W
- Potência Máxima: 3690W
- Potência de Surto (10s): 7200W
- Corrente Nominal de Saída: 16,4A
- Corrente Máxima de Saída: 18A
- Tensão de Saída: 220/230V (monofásico)
- Frequência: 50/60 Hz
- Eficiência: 97,60%
Dados de Entrada de Bateria
- Tipo de Bateria: Chumbo-ácido ou lítio
- Tensão da Bateria: 40V ~ 60V
- Máx. Corrente de Carga e Descarga: 85A
- Curva de Carregamento: 3 estágios
- Carga para Bateria de Lítio: Adaptação automática ao BMS
Dados Gerais
- Temperatura de Operação: -40 ~ 60 ºC / 45 ºC
- Refrigeração: Resfriamento natural
- Comunicação com BMS: RS485 ; CAN
- Grau de Proteção: IP65
- Tipo de instalação: Montagem na parede
- Peso: 14kg
- Dimensões: 330 x 433 x 248mm
- Garantia: 10 anos contra defeitos de fabricação
Usos Mais comuns
• Instalação em sistema solar conectado à rede para inserir a energia excedente dos painéis na rede elétrica, proporcionando créditos com a concessionária da região. Além disso, as baterias que podem ser conectadas ao inversor Deye permitem backup de energia em caso de apagões e interrupções de fornecimento da rede pública (Nobreak solar);
• Utilização em sistema conectado à rede pública, mas sem realizar o envio da energia excedente porque a armazena no banco de baterias para uso posterior. Isso a geração de créditos na distribuidora e taxação da energia em consequência (Efeito Grid Zero).
Importante! Esse inversor híbrido da Deye está preparado para atender a futura legislação que permitirá injetar energia em horário de ponta e receber créditos proporcionais por isso.
Usos mais comuns em sistemas Off-Grid:
• Aplicação em regiões isoladas em sistema com uso de baterias estacionárias em residências, indústrias, chácaras, fazendas e empreendimentos;
• Instalação isolada como gerador de energia móvel em veículos e embarcações, como motorhome, food truck, trailer, lancha e veleiro. Isso proporciona autonomia energética, onde estiver;
• Instalação em áreas remotas conectada com baterias e gerador a diesel ou gasolina. Indicado para situações críticas que requerem garantia de disponibilidade de energia em fazendas, fábricas, sistemas de telecomunicações e de segurança.
Importante! Com o inversor híbrido da Deye, é possível atualizar o projeto Off-Grid para um sistema híbrido On-Grid sem necessidade de troca do equipamento, quando a rede elétrica pública chegar à região.
Independente da aplicação, é recomendado seguir os requisitos para sua homologação junto à concessionária, mesmo que não exista legislação específica que torne obrigatória a homologação.
Itens Inclusos
1 Inversor híbrido de 3,6kW com tensão de 220V(monofásico) da marca Deye, modelo SUN-3,6K-SG04LP1-EU;
1 Suporte de fixação;
1 Cabo de comunicação paralela;
1 Chave hexagonal em L;
4 Parafusos de fixação M8×80;
2 Parafusos de fixação M612x2;
1 Sensor de temperatura da bateria;
1 Transformador de corrente (TC externo);
1 Manual do usuário em português.
Download
Perguntas Frequentes
1. Sistemas com inversores híbridos utilizando apenas a função Grid-Zero ou modo Off-Grid precisam ser homologados na distribuidora de energia?
Não há legislação específica que torne obrigatória a homologação para essas aplicações. Entretanto, para maior segurança, sempre que o inversor híbrido for utilizado em local conectado na rede pública de energia, recomendamos que sejam atendidos os requisitos para sua homologação junto à concessionária de energia.
2. Qual a função do inversor híbrido?
O papel do inversor híbrido é conectar a rede como um inversor tradicional e, ao mesmo tempo, carregar um banco de baterias. Esse recurso permite que o equipamento seja utilizado de várias maneiras diferentes, como:
- On-Grid com backup de energia em caso de apagão;
- On-Grid sem gerar créditos de energia (Efeito Grid Zero - requer um TC externo);
- On-Grid com garantia de disponibilidade de energia (4 fontes: solar, baterias, rede pública e gerador a diesel/gasolina)
- Off-Grid puro para regiões isoladas;
- Off-Grid com garantia de disponibilidade de energia (3 fontes: solar, baterias e gerador a diesel/gasolina).
3. Quais as vantagens e desvantagens do inversor híbrido?
Antes de considerar as vantagens e desvantagens do inversor híbrido, é preciso avaliar o tipo de aplicação e instalação que você deseja.
O inversor híbrido oferece vantagens, como:
- possibilita armazenar energia em banco de baterias para evitar taxação dos créditos de energia;
- viabiliza uso de sistema Grid Zero que não enviam créditos para a rede da concessionária, armazenando a energia excedente em baterias para consumo posterior. No caso, requer um Transformador de Corrente (TC) externo;
- alternativa de produzir energia com gerador a diesel/gasolina em situações críticas que demandam disponibilidade de energia por permitir uso de 4 fontes de energia;
- atende a legislação que permitirá injetar energia em horário de ponta e receber créditos mais altos por isso.
Já as desvantagens do inversor híbrido são:
- é mais caro do que um inversor tradicional porque possui eletrônica capaz de suportar sistema, tanto Grid-Tie, quanto Off-Grid;
- demanda investimento adicional para instalação do backup, seja da bateria ou gerador a diesel/gasolina.
4. Se houver falta de energia na rede elétrica pública, o que acontece com o sistema híbrido?
Quando acontece situações de manutenção ou queda de energia na rede da concessionária, o sistema fotovoltaico continuará funcionando. Neste caso, a propriedade e aparelhos elétricos serão alimentados pela energia que está armazenada no banco de baterias.
Atenção: em caso de utilização como Nobreak, a disponibilidade de energia fica limitada a potência de conversão do inversor: 3.600W em uso constante e 7.200W por até 10 segundos.
5. Este inversor desliga a noite?
Não. Diferente dos inversores tradicionais On-Grid que desligam a noite, o inversor híbrido continua ligado, seja para atuar como fonte de backup, seja para injetar a energia das baterias na rede pública.
6. Quantas placas preciso para um inversor?
Para o inversor híbrido de 3,6kW, pode ser instalado até 4680W de painéis conectados no sistema. Por exemplo, considerando placas solares com potência de 550W, esse inversor seria capaz de receber até 8 módulos.
Acessórios Recomendados
• Bateria estacionária para armazenar a energia gerada para consumo posterior no sistema Off-Grid. Clique aqui para conhecer nossas baterias.
Garantia
O inversor híbrido SUN-3,6K-SG04LP1 da marca Deye conta com 10 anos de garantia contra defeitos de fabricação e conta com assistência técnica de fábrica no Brasil.
O que a garantia da Deye não cobre?
Vale ressaltar que a garantia será anulada, caso envolva pelo menos uma das seguintes situações:
• Produto sem nota fiscal ou número de série;
• Produto com selo de garantia interno rompido;
• Uso incorreto ou inapropriado;
• Falha ou dano causado por modificação no produto, troca de peças ou tentativa de reparo por conta própria;
• Falha ou dano causado pela instalação, erro de operação, reparo, modificação, desmontagem, manuseio ou acesso à tensão inadequada;
• Falhas causadas pelo ambiente de trabalho ou instalação inadequada, armazenamento, e uso ou dano que excede os limites dos Datasheets da Deye;
• Os efeitos de outros objetos e eventos de força maior, incluindo inundações, relâmpagos, sobretensão da rede, mau tempo, incêndio, dentre outros;
• Danos causados pelo transporte, incluindo arranhões e abrasão na carcaça causados pelo movimento do dispositivo empacotado durante o transporte;
• Ventilação insuficiente do dispositivo.
• Falta do Relatório do Projeto da Instalação e de fotos para o processo de garantia.