Apresentação
O inversor híbrido (On-Grid + Off-Grid) de 5000W, bifásico, 220V/127V da Deye têm paralelismo para aumento de potência até 80kW. É ideal para residências e empresas com queda frequente de energia (backup) que também desejam reduzir gastos na conta de luz, eletrificação rural e sistemas Grid Zero (dispensa homologação). O SUN-5K-SG01LP1-US conta com a confiabilidade da Deye, além de ter 10 anos de garantia contra defeitos de fabricação e assistência técnica no Brasil.
Esse inversor híbrido Deye é 2 em 1, funcionando como On-Grid (conectado à rede) injeta a energia excedente na rede elétrica pública e recebe créditos. Mas também pode atuar de forma 100% isolada em um sistema Off-Grid com uso de baterias estacionárias de chumbo-ácido ou lítio. Neste caso, quando a rede elétrica pública chegar, o equipamento continua útil por permitir a utilização do inversor também no modo On-Grid.
Por ser um inversor híbrido assegura disponibilidade de energia, 24 horas por dia, ideal para aplicações críticas, como sistemas de telecomunicações, de segurança, equipamentos de resfriamento, dentre outros. Isso é viável por oferecer 4 fontes de energia: módulos solares, rede elétrica pública, gerador a diesel/gasolina e banco de baterias estacionárias.
Para empresas e negócios, o inversor Deye SUN-5K-SG01LP1-US permite a economia na conta de luz nos horários de ponta. O equipamento armazena energia nas baterias, seja solar, seja da rede pública, durante os períodos fora de ponta (tarifa mais baixa) para utilizar durante os horários de ponta (tarifa mais alta) e economizar muito com a diferença de tarifa. Essa é uma opção viável para substituição do uso de geradores a diesel durante os horários de ponta com a vantagem de ser mais ecológica, ter menor custo de manutenção e maior vida útil dos equipamentos.
Função Grid Zero (Exportação zero para a rede) com garantia de disponibilidade de energia
Nesta configuração, o inversor híbrido Deye irá enviar energia para o circuito principal e de backup. Se a quantidade de energia produzida pelos módulos solares e armazenada nas baterias forem insuficientes, o inversor irá recorrer à rede elétrica pública para complementar.
Por outro lado, caso a energia produzida pelos módulos for maior que o consumo elétrico dos circuitos, o inversor irá reduzir a potência da saída para evitar que seja injetada energia elétrica na rede pública. Neste caso, o sensor de corrente (TC) externo, fornecido junto ao produto, deve ser instalado no circuito de entrada da rede pública (padrão) para monitorar o fluxo da energia e impedir a injeção de eletricidade. Essa é uma solução Grid Zero ideal para quem deseja evitar a geração de créditos e sua taxação. Também é uma solução que dispensa a homologação do sistema na distribuidora, por não permitir a injeção de energia.
Função Nobreak Solar (Backup com energia solar)
Nesta configuração, o inversor Deye irá fornecer energia apenas para o circuito de backup e não irá enviar energia para a rede pública. O sensor de corrente (TC) interno identifica a energia voltando para a rede e automaticamente, reduz a potência do inversor para distribuir energia apenas para as cargas no circuito de backup e para carregar as baterias.
Desta maneira, o inversor não irá permitir a economia na conta de energia das cargas do circuito elétrico principal, apenas das cargas conectadas no circuito de backup. É uma configuração ideal para quem deseja utilizar o inversor prioritariamente para a função de backup com energia solar. As principais vantagens do backup solar (Nobreak com energia solar) são:
1. Redução da conta de energia no circuito de backup que será alimentado pelos módulos solares;
2. Garantia de disponibilidade de energia em caso de “apagão”;
3. Aumento da autonomia do banco de baterias com a energia produzida pelos painéis solares, sempre que os “apagões” ocorrem durante o dia.Solução de retrofit para atualizar um sistema On-Grid já existente para híbrido
O inversor híbrido Deye funciona em conjunto com microinversores ou inversores Grid-Tie tradicionais (de qualquer marca) para formar um novo sistema que seja híbrido.
São tantas alternativas que comprovam que o inversor Deye é multifuncional e entrega uma ótima relação de custo-benefício, além de ser um dos modelos híbridos mais baratos do mercado.
O inversor SUN-5K-SG01LP1 pode ser conectado em paralelo com até 16 outros inversores do mesmo modelo. Esse recurso permite que a potência da saída bifásica seja aumentada em até 16 vezes, ou seja, até 88kW de potência instalada no modo On-Grid e até 80kW de potência para uso contínuo no modo Off-Grid.
Esse inversor de 5kW da Deye possui 02 MPPT independentes que suportam potência solar total de 6500W. No caso de módulo solar acima de 13A, deve ser usado apenas uma string por MPPT. Além disso, a tensão nominal de trabalho é de 370Vcc, com mínimo de 125Vcc e máximo de 500Vcc.
Com proteção ainda mais completa, o inversor híbrido Deye é equipado com chave seccionadora CC (chave liga/desliga) e Dispositivo de Proteção contra Surtos (DPS tipo II) na entrada CC e saída CA, dispensando a obrigatoriedade do uso da string box solar externa.
Pode confiar, esse inversor híbrido foi feito para durar! Ele foi produzido pela Deye, uma das marcas de inversores mais vendidas e reconhecidas no Brasil. Também conta com um dos centros de suporte técnico e reparo mais completos instalados no Brasil, o que reforça o compromisso da marca com o mercado brasileiro.
Sobre a marca
Fundada em 2007, a Deye é uma das principais empresas de alta tecnologia da China e uma subsidiária do Deye Group. É uma das marcas mais vendidas e conhecidas no mundo todo, além de oferecer assistência técnica de fábrica no Brasil.
Especificações
Dados de Entrada em Corrente Contínua - CC
Máx. Potência de Entrada: 6500W
Tensão de Entrada FV: 370V (125V ~ 500V)
Faixa de MPPT: 150 ~ 425V
Tensão de Partida: 125V
Nº de Rastreador e String MPPT: 2 (01 string cada)
Corrente de Entrada nominal: 13A+13A
Corrente de Entrada máxima: 22+22A
Dados de Saída em Corrente Alternada - CA
Potência Nominal: 5000W
Potência Máxima: 5500W
Potência de Surto (10s): 10.000W
Corrente Nominal: 20,8A
Corrente Máxima: 22,9A
Tensão de Saída: 127/220V (bifásico)
Frequência: 50/60 Hz
Eficiência: 97,60%
Dados de Entrada de Bateria
Tipo de Bateria: Chumbo-ácido ou lítio
Tensão da Bateria: 40V ~ 60V
Máx. Corrente de Carga e Descarga: 120A
Curva de Carregamento: 3 estágios
Carga para Bateria de Lítio: Adaptação automática ao BMS
Dados Gerais
Temperatura de Operação: -40 ~ 60 ºC / 45 ºC
Refrigeração: Arrefecimento inteligente
Comunicação com BMS: RS485; CAN
Grau de Proteção: IP65
Tipo de instalação: Montagem na parede
Peso: 32kg
Dimensões: 670 x 420 x 233 mm
Registro INMETRO: 005635/2021
Downloads
Usos Mais Comuns
Usos mais comuns em sistemas Grid-Tie
• Instalação em sistema solar conectado à rede para inserir a energia excedente dos painéis na rede elétrica, proporcionando créditos com a concessionária da região. Além disso, as baterias que podem ser conectadas ao inversor Deye permitem backup de energia em caso de apagões e interrupções de fornecimento da rede pública (Nobreak solar);
• Utilização em sistema conectado à rede pública, mas sem realizar o envio da energia excedente porque a armazena no banco de baterias para uso posterior. Isso a geração de créditos na distribuidora e taxação da energia em consequência (Efeito Grid Zero).
Importante! Esse inversor híbrido da Deye está preparado para atender a futura legislação que permitirá injetar energia em horário de ponta e receber créditos proporcionais por isso.
Usos mais comuns em sistemas Off-Grid
• Aplicação em regiões isoladas em sistema com uso de baterias estacionárias em residências, indústrias, chácaras, fazendas e empreendimentos;
• Instalação isolada como gerador de energia móvel em veículos e embarcações, como motorhome, food truck, trailer, lancha e veleiro. Isso proporciona autonomia energética, onde estiver;
• Instalação em áreas remotas conectada com baterias e gerador a diesel ou gasolina. Indicado para situações críticas que requerem garantia de disponibilidade de energia em fazendas, fábricas, sistemas de telecomunicações e de segurança.
Importante! Com o inversor híbrido da Deye, é possível atualizar o projeto Off-Grid para um sistema híbrido On-Grid sem necessidade de troca do equipamento, quando a rede elétrica pública chegar a região.
Acessórios
• Painel solar para capturar a radiação solar e produzir energia elétrica. Veja as opções de painéis solares.
• Bateria estacionária para armazenar a energia captada/gerada pelo painel. Quando não há radiação solar, as baterias funcionam como o pulmão do sistema, mantendo os equipamentos ativos. Visite a sessão de baterias.
• Cabos e conectores para realizar a ligação conexão dos painéis solares ao inversor e quadro elétrico de forma segura. Confira os cabos e conectores.
• String box para proteger o sistema fotovoltaico contra raios e surtos elétricos. Conheça os modelos de string box.
• Suportes para fixação dos módulos com instalação segura no telhado ou solo. Visite a sessão de estruturas de montagem.
Itens Inclusos
1 Inversor híbrido de 5kW com tensão de 220/127V (bifásico) da marca Deye, modelo SUN-5K-SG01LP1-US;
4 Parafusos de fixação M8×80;
1 Cabo de comunicação paralela;
1 Chave hexagonal em L;
1 Sensor de temperatura da bateria;
2 Transformadores de corrente (TC);
1 Anel magnético para cabo de comunicação BMS;
1 Anel magnético para bateria;
1 Manual do usuário.
Garantia
O inversor Deye conta com 10 anos de garantia contra defeitos de fabricação e assistência técnica no Brasil. Confira o certificado de garantia.
Conte com o suporte técnico especializado da Minha Casa Solar para orientações de instalação e configuração.
Como acionar a garantia?
Se identificar algum vício no produto após o prazo de 7 (sete) dias corridos, porém dentro do prazo de garantia do fabricante, deverá ser solicitado a avaliação da garantia com a Deye. Entre em contato com o Suporte Técnico da Deye: (21) 96669-3447.
Caso tenha dificuldade no processo de solicitar a avaliação, conte com a ajuda do nosso suporte técnico.
O que invalida a garantia?
• Conexão com polaridade invertida;
• Desmontar, modificar ou alterar/remover as identificações originais do microinversor, como: marca registrada, número de modelo ou número de série;
• Utilização ou instalação incorreta;
• Danos causados pelo sistema elétrico que está instalado;
• Veja as condições gerais que invalidam a garantia.